Artigo

Adriana_Albuquerque_70000.002

Minha experiência inesquecível no Japão

Eu fiquei EN-CAN-TA-DA!!
Estar em um país de primeiro mundo e vivenciar uma experiência única de aprendizado… Não tem PREÇO… Tem VALOR!! E um valor SENSACIONAL!!
Foi simplesmente SHOW conhecer de perto a cultura de um país que prima pelo bem estar da COLETIVIDADE.
Vontade de misturar as duas culturas… BRASIL x JAPÃO pra ver no que daria. Fico imaginando…
A alegria do povo brasileiro mais a disciplina do povo japonês!!
Energia e empreendedorismo aliados a organização e pontualidade!!
Sonhos latinos mais uma profunda conscientização oriental!!
Seria bonito de se ver. Sou apaixonada pelo meu país e me apaixonei pelo Japão. E se apaixonar pelo Japão é fácil, muito fácil!!
Imagina você entrar em um restaurante e ser cumprimentada na porta por atendentes e gerentes? Todos com um sorriso estampado no rosto, te dando as boas vindas e te levando até a mesa da sua preferência? No Japão isso acontece do restaurante mais TOP ao mais simples, em qualquer cidade ou bairro!! Não há diferenciação porque estamos falando da cultura de um povo que aprendeu a ser gentil e educado de berço.
Imagina você pedir um prato e ele chegar de pronto com muito capricho, da forma que você esperava e quentinho? Hum…. Isso sempre acontece porque é o comum neste país.
Imagina depois disso você ir pegar o trem bala, limpíssimo, pontualíssimo e ultra mega rápido, pagar um valor justo e em poucos minutos estar na sua estação de trabalho?
E beber água gratuitamente em qualquer lugar que você pare para lanchar, almoçar ou jantar? Show né?
Agora uma coisa você vai ficar impressionado como eu fiquei!! Voltando de uma palestra na cidade de Hamamatsu, presenciamos um acidente que havia acabado de acontecer na estrada… Um carro bateu em uma mureta na pista causando um certo estrago…
Adriana, disse Roberto, meu amigo brasileiro que mora no Japão há mais de vinte anos… Observe o que você vai presenciar agora… Fiquei muito atenta!!
E vi que em poucos minutos chegou a polícia rodoviária, os bombeiros e o carro da empresa responsável em restaurar a mureta.
Roberto continuou… Quem passar aqui pela manhã cedo (eram 4h da manhã) nem vai saber que aconteceu um acidente, a não ser que tenha ouvido no rádio. Rapidinho ficará tudo perfeito. Esse ocorrido me deixou impressionada… Isso é primeiro mundo, pensei comigo mesma.
Outra coisa muito interessante foi uma história que minha amiga Marli me contou… Ela disse que um dia havia saído de uma loja onde fez algumas compras e ao chegar em casa o telefone tocou!! Quando ela atendeu viu que era a atendente da loja que estava entrando em contato para comunicar que a minha amiga tinha direito há alguns centavos a mais do troco que ela havia dado… A atendente havia errado no cálculo, pediu milhões de desculpas, estava literalmente constrangida e queria devolver o restante do valor.
Minha amiga agradeceu gentilmente, compreendeu o fato de forma tranquila e explicou que não havia nenhuma necessidade de receber o dinheiro pois o tempo que ela levaria para voltar a loja e a gasolina que ela iria gastar não compensaria o valor a receber. Mas a atendente estava irredutível!!! Não abriu mão de fazer o que era certo e pediu o seu endereço. No outro dia Marli recebeu o seu troco com um pedido de desculpas por escrito. A atendente pagou um sedex e mandou pelo correio os centavos da minha amiga.
Honestidade é um valor muito forte no Japão. É questão de honra. Ual!! Fantástico isso!! Nunca ouvi nada igual. Muitos que lerem este artigo vão considerar a atendente boba e exagerada… Mas para ela, essa foi a única forma de voltar a ficar com a sua consciência tranquila e o sentimento de dever cumprido. Reparar um erro cometido, mesmo que não tenha tido a menor intenção para os japoneses é um traço do seu caráter.
Como um país desse não dar certo? Ética, honestidade, caráter, ATITUDE HONRADA são valores incomensuráveis e praticados por todos que vivem lá. Japonês pensa sempre no seu dever em primeiro lugar, assim como em garantir o direito do outro. Eu vi isso claramente ao tomar meu café da manhã no hotel e ao olhar pela janela perceber pessoas bem arrumadas se abaixando para pegar papéis ou qualquer outro objeto que não devesse estar no chão das calçadas. Gente isso ninguém me contou… EU VI. E vi que os idosos também faziam isso. Nossa!! Fiquei horas observando esse comportamento das pessoas que andavam nas ruas. E todas faziam a mesma coisa.
Conversando mais tarde com outros amigos e relatando esse fato presenciado um deles me disse… – Adriana, na escola, o aluno e o professor limpam juntos a sala de aula. CULTURA.
O Japão é um país que tem uma tecnologia fantástica, belezas que nos deixam de queixo caído, pessoas altamente educadas e uma organização ímpar!! Tudo simplesmente é feito para funcionar. Todos os setores educacionais, de saúde, transporte e moradia existem para atender a população com excelência!! Viver no Japão é poder andar a qualquer hora e saber que você está totalmente seguro. Nada absolutamente nada de mal vai te acontecer. Ninguém vai te incomodar ou pegar o que é seu.
Foram dez dias de estadia, quatro cidades diferentes, uma turnê de palestras que foram um sucesso e N experiências incríveis!!
Sonho de criança realizado!! E muuuuuuuuito melhor do que eu esperava!! Conheço pessoas sensacionais com histórias de superação de emocionar. Fui muito bem recebida por todos e em breve, bem breve pretendo retornar a este país que é conhecido como a terra do sol!!
Gratidão é o meu sentimento a EXPO EVENTOS PREMIUM representada por meu empresário e hoje amigo Sérgio Tinen que me levou para o Continente Asiático para que eu pudesse compartilhar meu conhecimento e motivação com pessoas do outro lado do planeta. Voltei encantada e trazendo muita saudade e muitas histórias para contar. Essas foram apenas algumas delas… Mas o que ficou marcado para sempre em meu coração foi saber que quando todos estão comprometidos com a coletividade a gente pode construir uma realidade bem melhor para cada um. Sim isso é possível!! Eu vivi essa realidade!! Por isso quero convidar você meu querido leitor a fazer junto comigo um Brasil diferente. Um Brasil onde através das nossas ações possamos tocar dezenas, milhares e por quê não milhões de pessoas a pensar no bem do próximo? Aceita? Então vamos começar AGORA!! Qual será a sua atitude diferenciada a partir de hoje? Você sabia que uma simples atitude pode mudar o rumo de uma nação? Eu a cada dia com uma atitude diferente procuro fazer a minha parte. Hoje compartilho essas atitudes com centenas de pessoas em minhas palestras. Meu objetivo é tocar o coração das pessoas para que a gente possa fazer um Brasil diferente. Um Brasil organizado, com pessoas conscientes que pensam no bem de toda a coletividade. Já pensou como seria maravilhoso?
UAL!! Seria algo quase que PERFEITO… Mas como perfeição não existe… Seria SHOW!!
Vem comigo!! Isso é possível SIM. Eu acredito. :)

Nos encontramos em breve, cruzando a próxima linha de chegada! Yuhuuuuuuuuu!!!

#SUCESSOAGORA